quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SOLARES E QUINTAS DO CONCELHO DE ESPOSENDE


Por: Manuel Albino Penteado Neiva

III
A QUINTA DA BARCA

A HERÁLDICA DA QUINTA DA BARCA

Quinta da Barca por H. Korber
A Carta de Brasão de Armas foi passada a 12 de Novembro de 1743 [1]. Foi dada pelo Rei D. João V.
Trata-se de Heráldica de família, cujo escudo está assente numa cartela decorativa. Possui um elmo com virol , timbre e plumas. O escudo tem uma composição esquartelada cuja leitura é :
I - MACHADO
II - MIRANDA
III - PEREIRA
IV - VILAS - BOAS

O timbre é da Família Machado, possuindo uma brica com um trifólio.
Carta de Armas
Pela documentação e estudos consultados, sabe-se que este ilustre Senhor Manuel Machado de Miranda Pereira Vilas-Boas foi, em 1730, Capitão-Mór de Esposende e de 1729 a 1731, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Filho de Bernardo Ferreira Machado e de Maria ( Urbana ?) Pereira Vilas-Boas, bisneto pela linha Paterna de Manuel Machado de Miranda Soares e este neto de David Miranda Soares, do Arco de Guimarães, e pela Materna neto de Francisco Pereira e 3º Neto de Miguel Pereira do Lago.
Aquando do casamento de Mariana Machado Miranda, da Casa do Craveiro, em Esposende - também brasonada e com as mesmas Armas, irmã do  Capitão-Mór Manuel Machado, com Francisco Ferreira Neves, natural de Gemeses, fixaram residência na Barca do Lago e aí, na sua Casa da Quinta da Barca, mandaram colocar a Pedra de Armas da Família.
Como  escreveu Luís Figueiredo da Guerra  " na Quinta da Barca há uma torre, e sobre o  portal do pátio está o Brasão dos Machados ... este brasão foi oficialmente registado na Câmara Municipal de Esposende em 19 de Maio de 1748 ".

 A QUINTA E AS INVASÕES FRANCESAS

General Soult
Aquando as Invasões francesas de princípios do século XIX, a Barca do Lago, mais precisamente a Quinta da Barca, ou também designada por Casa dos Valérios, serviu de Quartel General às tropas do General Soult.
Em fins de Março, princípios de Abril de 1809, a brigada do General Lorges, deixando Braga, passa por Barcelos, e vem proteger a já célebre Passagem da Barca, ponto estratégico para quem percorria os caminhos do litoral.
Enquanto permaneceram nesta localidade, instalaram-se na Casa dos Valérios e daqui fizeram as suas incursões nos povoados vizinhos "... pilhando o que puderam, levando consigo muitos valores, entre os quais uma cruz e uma custódia ... ".
Segundo escreveram alguns autores, "... profanaram a Capela da Barca do Lago, transformando-a em açougue ... "
Num registo de óbito, datado de 12 de Abril de 1809, escrevia-se o seguinte: "... mataram os soldados franceses no lugar da Barca do Lago, um pobre mendigo, chamado João Braz, que era do Reino da Galiza... " . Dois dias depois, a mesma sorte tocou ao Padre António Pereira do Lago - apelido ligado à Quinta da Barca, natural e residente em Gemeses, que encontrando-se frente aos franceses, não hesitaram em disparar, matando-o. 


O REI CARLOS ALBERTO DE ITÁLIA NA QUINTA DA BARCA

Rei Carlos Alberto de Itália
Quando o Rei Carlos Alberto abandona Itália, em 24 de Março de 1849, exilando-se na Cidade do Porto, segue um trajecto que passou pela Barca do Lago. Aqui pernoita, na Quinta da Barca, em 18 de Abril de 1849.
Este acontecimento ficou registado do Arquivo da Câmara Municipal de Esposende [2]  onde o Administrador do Concelho relata  que "... aí pela 1 da tarde, acompanhado pelo Capitão de Infantaria José Francisco Pereira ... procurei falar-lhe na qualidade de Administrador deste concelho e imediatamente me mandou franquear a entrada ... ofereci-lhe todo o auxílio e socorro que estivesse em harmonia com as possibilidades da terra, tanto para seu bem estar pessoal como para a continuação do seu trânsito ... É um homem bastante alto, magro, cor trigueira, rosto marilento e ensinuante e olhos vivos e penetrantes. Ainda muito ágil no andar e montar a cavalo. Vinha vestido de casacão preto e boné da mesma cor. "


[1] - Esta Carta de Brasão de Armas foi passada a Manuel Machado de Miranda Pereira, Sargento-Mór de Esposende.
Era filho de Bernardo Ferreira Machado e de Urbana Pereira de Vilas-Boas , sendo esta, por sua vez, filha de Francisco Pereira e bisneta de Miguel Pereira do Lago.

[2] - A . M.  E . - Livro de Correspondência, Nº 9, Carta 128 de 20 de Abril de 1849

Nenhum comentário:

Postar um comentário